Guia de Carreira

WinCarreira Blog - Entrevista por vídeo, a onda do momento

Entrevista por vídeo, a onda do momento

Dicas

As entrevistas online apesar de já utilizadas por muitas empresas, tornaram-se mais comuns a partir do contexto mundial de pandemia do novo coronavírus e a necessidade de isolamento social. 

Essa nova prática veio para ficar e deve ser incorporada à rotina de quem busca uma vaga de emprego. 

Algumas medidas importantes devem ser tomadas para ter sucesso neste tipo de entrevista. 


Confira abaixo algumas que separamos pra você:

1- Local

Nesse momento é necessário escolher um lugar silencioso e organizado, garantindo que não haverá interrupções e barulhos, e que você se sinta confortável de realizar. Outro item é a iluminação, essencial para que a qualidade da chamada de vídeo fique boa.

2- Planejamento 

Apesar da comodidade de evitar o tempo de deslocamento até à empresa, é necessário estar disponível com antecedência para garantir que tudo esteja pronto para a hora marcada. Caso nunca tenha realizado uma entrevista a distância, treine antes! Assim será possível conhecer bem o seu aplicativo e equipamento e não ter surpresas na hora.

3- Conexão

A conexão com a internet é o problema mais comum, por isso é importante a realização de testes antes do horário agendado.

4- Visual

Apesar de geralmente ser mais descontraída, vale a mesma dica do processo presencial, estude a empresa para a qual se candidatou e vista-se de acordo para esse momento. 

5- Motivação e interesse

Mesmo diante de uma tela, o entrevistador estará da mesma forma avaliando o quanto está interessado na oportunidade e motivado para encarar novos desafios, portanto demonstre.

6- Clareza nos seus objetivos

Assim como na entrevista presencial, ao definir seus objetivos haverá facilidade na hora de responder várias perguntas. Caso seus objetivos ainda não estão claros para você, esse é o momento de você definir e não passar tanto sufoco na hora de falar sobre isso.

Enxergue a tecnologia como uma aliada! Muitas pessoas se sentem mais confortáveis falando por meio de vídeo ou ao telefone do que presencialmente. A distância pode ser algo muito positivo, e influenciar de maneira assertiva no momento da procura de emprego.

Pesquisar

Categorias

Contato

Nós Estamos Aqui Para Ajudar Você!